sexta-feira, 30 de abril de 2010

A DÉCADA EM QUE A PREGAÇÃO EXPOSITIVA COMEÇOU A DESAPARECER DOS PÚLPITOS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

Pr. Ciro Sanches Zibordi
 Até o fim dos anos 1990 não havia tantos malabaristas nos púlpitos das Assembéias de Deus. A pregação bíblico-expositiva ainda reinava. Pregadores que expunham a Palavra do Senhor, na dependência do Espírito Santo, ainda eram respeitados. Mas, com o falecimento de alguns e a queda espiritual de outros, começaram a surgir, em grande quantidade, ainda na aludida década de 1990 (que compreende o período de 1991 a 2000), os animadores de auditório.
Hoje, o modelo que prevalece e encanta multidões é o multidões é o da pregação interativa dos "ungidos", no melhor estido diga-isso-e-aquilo-para-o-seu-irmão, com pouquíssimo conteúdo bíblico e malabarismo de sobra. Como consequência, muitos crentes já não suportam a exposição da viva e eficaz Palavra do Senhor (Hb. 4.12). Isso, para eles, é simples demais e enfadonho; querem movimento, animação, berros prolongados ao microfone, gracejos, exibição teatral, etc.
A exposição verdadeiramente ungida das Escrituras perdeu o seu espaço. E quem não gosta de animação de auditório, como este expoente, é considerado pela maioria como retrógado, ultrapassado, invejoso, sem unção, incapaz de "gerar a graça", inimigo do "mover de Deus", cético, etc.
Entretanto, a  minha batalha - ainda que às vezes me sinta como alguém tirando água do oceano com uma pequena caneca - pela recuperação da pregação expositiva continuará, segundo a graça do Senhor Jesus. Enquanto Deus me der força, perserverarei em protestar contra a animação de plateia e em asseverar que precisamos voltar às "veredas antigas" (Jr. 6.16). Afinal, avivamento também significa reconquistar o que foi perdido (Lm 5.21).
No dia 28 de abril de 1998, partiu para a glória, aos 58 anos, um grande expoente assembleiano: Valdir Nunes Bícego. Com base no que está escrito em 2 Timóteo 3.14, posso dizer que o ministério que o Senhor me outorgou foi grandemente influenciado por eminentes pregadores e ensinadores da Palavra, especialmente Valdir Bícego, que, na minha opinião, foi o grande nome da pregação expositiva na última década do século XX.
Não havia, à época da virada do milênio, um pregador que reunisse tantas qualidades como Valdir Bícego. De alguma forma, ele possuía todos os dons ministeriais mencionados em Efésios 4.11. Assim como Paulo, que recebeu do Senhor um ministério multíplice (1Tm 2.7), Bícego era, ao mesmo tempo, um mestre, um pastor, um evangelista, um profeta e uma apóstolo do Senhor.
Influenciado diretamente por homens de Deus, comos os verdadeiramente apóstolos Cícero Canuto de Lima e Eurico Bergstén, Valdir Bícego reunia em si um pouco dos dois. Era seguro e zeloso como o primeiro e compromissado com a sã doutrina e com a pregação biblicocêntrica, como o segundo. Tive o privilégio de ser encaminhado ao ministério por ele, servindo ao Senhor sob seu pastorado na Assembléia de Deus da Lapa, em São Paulo, durante quinze anos.
Desde o dia em que vi o pastor Valdir Bícego expor a Palavra do Senhor, em um congresso de jovens, acendeu-se em mim uma chama para proclamar o Evangelho e defendê-lo (Mc 16.15; Fp 1.16). Na sua última pregação, em 27 de abril de 1998 (um dia antes de sua repentina morte), a qual também tive o privilégio de ouvir, ele asseverou: "Não fiquem em torno do pastor. Fiquem em torno de Jesus, da Palavra e do ministéiro, pois o pastor pode morrer a qualquer momento".
No início do século XXI, a pregação expositiva tornou-se escassa e obsoleta nos púlpitos assembleianos. Os animadores de auditório começaram a encantar os jovens pregadores, em razão de serem aqueles os protagonistas dos grandes congressos pretensamente pentecostais, transmitidos ao vivo pel Internet. Pregações triunfalistas e antropocêntricas, com temas exóticos, com "Grávidos de um avivamento" ou "Sonhe e ganhará o mundo", passaram a ser vendidas, alugadas e pirateadas em todas a parte, tornando os tais malabaristas verdadeiras celebridades.
Coincidentemente ou não, depois das mortes de Bernardo Johnson (em 1995), Valdir Bícego (em 1998) e Eurico Bergstén (em 199), e com as quedas espirituais de importantes expoentes da Palavra de Deus (algumas irrevesíveis), cresceu, e muito, a animação de plateia. Não obstante, hoje, graças a Deus e ao legado de pregadores do passado, o quadro já começa a melhorar. Há um forte clamor pela pregação expositiva, cristocêntrica, centrada na imutável Palavra do Senhor, e começam a surgir pregadores à moda antiga. Aleluia!
Diante do exposto, continuarei com o propósito de imitar os grandes expoentes que conheci no milênio passado, como Valdir Bícego, Geziel Gomes, Jimmy Swaggat, Eurico Bergstén, Bernard Johnson e tantos outros (1Co 11.1), sem contar os ensinadores. E continuarei lutando para que, em nossos cultos e congressos, voltemos a valorizar a poderosa exposição da Palavra de Deus (Sl 119.130; Jo 5.24), sem exibicionismo, invencionices, ilusionismo, berros desnecessários, malabarismo, gracejos sem graça, triunfalismo e outros devaneios e aberrações que desviam o povo da verdade e do temor ao Senhor.

Ciro Sanches Zibordi

Nota do Blog:
Um dos melhores artigos que já tive o prazer de ler ultimamente. Realmente se formos olhar a situação em que se encontra nossos púlpitos, chegamos a triste conclusão que as coisas andam de ruim a pior. Quando li esse artigo do Pastor Ciro, a primeira coisa que me deu vontade foi de chorar. Chorar de saudade daqueles tempos em que realmente ouvíamos os homens de Deus entregando a verdadeira Palavra de Deus. Tenho saudade de ouvir as pregações de um Pastor Francisco Raimundo, dos ensinamentos do Pastor João Batista da Silva Filho, da presença imponente e respeitada do Pastor João Batista da Silva e tantos outros homens de Deus que transpiravam santidade.
Sinto verdadeira ojeriza da grande maioria dos pregadores da atualidade. Homens mentirosos, arrogantes e prepotentes que usam a Palavra de Deus para enganar as pessoas. Entretanto, esses malabaristas não tem culpa sozinhos, nós também temos culpa  quando nos permitimos ouvir mensagem triunfalistas e imediatistas, e cheia de heresias. Portanto, é hora de voltarmos ao passado e deixar quem quiser nos criticar de retrógado, ultrapassado e outras coisas, que nos critique.
Acredito que somente  um grande avivamento e volta imediata à Palavra de Deus poderá colocar um freio nesse absurdo que vivemos hoje. Agora, somente um verdadeiro avivamento para realizar outra grande Reforma!
Deus nos abençoe! Parabéns ao pastor Ciro Zibordi, do começo ao fim do seu artigo está completamente correto.

PROGRAMAÇÃO DA IEADEX PARA O MÊS MAIO

  • DIA 01/05/2010 - SÁBADO: TEMPLO SEDE - ÀS 14:00H REUNIÃO COM OS OBREIROS DO CAMPO E DE TODAS AS CONGREGAÇÕES - ÀS 19:00H SANTA CEIA.
  • DIA 02/05/2010 - DOMINGO: ESTRELA DO MAR - SANTA CEIA
  • DIA 02/05/2010 - DOMINGO: TEMPLO SEDE - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 02/05/2010 - DOMINGO: PQ. DOS SERVIDORES - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 03/05/2010 - SEGUNDA: TEMPLO SEDE - UM DIA NO ALTAR COM DEUS
  • DIA 08/05/2010 - SÁBADO: PASSAGEM DA VILA - 2º ANIVERSÁRIO DO CONJUNTO CÂNTICO CELESTE
  • DIA 09/05/2010 - DOMINGO: CAPIM - SANTA CEIA
  • DIA 09/05/2010 - DOMINGO: PQ. DA JAQUEIRAS - SANTA CEIA
  • DIA 09/05/2010 - DOMINGO: ESTRELA DO MAR - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 09/05/2010 - DOMINGO: NOVO HORIZONTE - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 09/05/2010 - DOMINGO: TEMPLO SEDE - ÀS 15:00H REUNIÃO COM TODOS OS LÍDERES DE MOCIDADE DO CAMPO
  • DIA 10/05/2010 - SEGUNDA: PASSAGEM DA VILA - CULTO DE INTEGRAÇÃO AO AR LIVRE
  • DIA 11/05/2010 - TERÇA: MURICI - 8º ANIVERSÁRIO DO TEMPLO
  • DIA 13/05/2010 - QUINTA: KM 28 - ANIVERSÁRIO DO TEMPLO
  • DIA 15/05/2010 - SÁBADO: TEMPLO SEDE - CULTO DE MISSÕES
  • DIA 16/05/2010 - DOMINGO: PASSAGEM DA VILA - SANTA CEIA
  • DIA 16/05/2010 - DOMINGO: PQ. DOS SERVIDORES - SANTA CEIA
  • DIA 16/05/2010 - DOMINGO: PQ. DAS JAQUEIRAS - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 16/05/2010 - DOMINGO: MURICI - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 19/05/2010 - QUARTA: ESTRELA DO MAR - DAS 09:00H ÀS 16:00H UM DIA NO ALTAR COM DEUS
  • DIA 20/05/2010 - QUINTA: CAPIM - 22º ANIVERSÁRIO DO TEMPLO
  • DIA 22/05/2010 - SÁBADO: PQ. DOS SERVIDORES - CULTO DE INTEGRAÇÃO DE MOCIDADE
  • DIA 23/05/2010 - DOMINGO: NOVO HORIZONTE - SANTA CEIA
  • DIA 23/05/2010 - DOMINGO: MURICI - SANTA CEIA
  • DIA 23/05/2010 - DOMINGO: PASSAGEM DA VILA - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 23/05/2010 - DOMINGO: COMUM - CULTO DE MOCIDADE
  • DIA 25/05/2010 - TERÇA: PARQUE DAS JAQUEIRA- DAS 09:00H ÀS 16:00H - UM DIA NO NO ALTAR COM DEUS
  • DIA 26/05/2010 - QUARTA: TEMPLO SEDE - CULTO DE SENHORAS
  • DIA 29/05/2010 - SÁBADO: NOVO HORIZONTE - CULTO DE INTEGRAÇÃO DE MOCIDADE

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANIVERSÁRIO



Está aniversariando hoje (28/04/), o jovem Nathan Sarmento. Nathan se congrega na Assembléia de Deus do Potengi, setor 13. Administra o blog daquela igreja e é um frequentador assíduo do nosso blog, além de divulgar nosso trabalho.
Em nome da UMADEX, dejamos perene felicidade.
Medite: Provérbios 4.23.
Parabéns!

terça-feira, 27 de abril de 2010

VISITA

Pr. Marcello de Oliveira
Recebemos a visita ilustre do Pr. Marcello de Oliveira, inclusive deixando comentário. O Pr. Marcello é Teólogo, Hebraista, Escritor e Pregador. Administra o belíssimo blog A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS, no seguinte endereço: http://davarelohim.blogspot.com.

Obrigado pela visita pastor, volte sempre!

NA ETERNIDADE

Foi chamada à presença do Senhor neste domingo dia 25/04/2010, a irmã MARCIA MARIA. A irmã Márcia vinha enfrentando enfermidade havia algum tempo. Nesse período a igreja sempre estava orando a Deus para que Ele fizesse a sua vontade.
O seu corpo foi velado no Templo da Congregação de Estrela do Mar, e a Cerimônia Fúnebre foi celebrada pelo Pastor Edson Oliveira às 14:00h dessa segunda-feira, onde compareceu familiares, amigos e boa parte da comunidade evangélica de Extremoz. Em seguida seu corpo foi levado ao Cemitério Parque da Passagem para ser sepultado.
Oremos para que Deus conforte a família enlutada.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PASSAGEM DA VILA - CULTO DE MOCIDADE

Participamos neste Domingo do Culto de Mocidade na Congregação de Passagem da Vila. Constatamos o que Deus tem feito naquela localidade. A igreja estava lotada, e a maioria de novos convertidos. O culto foi dirigido por Dinamarques que é o Lider da Mocidade local. Vários jovens tiveram oportunidade pela primeira vez, alguns louvaram, outros leram versículos da Palavra de Deus e também deixaram uma saudação. No louvor além do conjunto de Mocidade local, também cooperou a jovem Marta da congregação de Estrela do Mar. O preletor da noite foi o jovem Oscar  Filho da AD-Santarém Natal, pregando sobre o Salmo 23. Foi um culto muito lindo, principalmente quando os jovens tiveram suas oportunidades. Deus continue abençoando aquela congregação e que aumente o número de salvos. Confira algumas imagens do culto:
Grupo de jovens da congregação de Passagem da Vila - maioria de novos convertidos

Conjunto Getsêmani

Dinamarques - Lider da Mocidade

Crianças louvando ao Senhor

Jovem novo convertido - primeira oportunidade

Jovem novo convertido - primeira oportuniadade

Grupo de jovens - primeira oportunidade

Jovem novo convertido

Jovem novo convertido - primeira oportunidade

Grupo de jovens todas recém convertidas

Jovem pregador - Oscar Filho

Jakeline e Eva - Jakeline estava aniversariando - PARABÉNS

Jovens da Congregação

CONGREGAÇÃO DO MURICI RECEBE CULTO DE INTEGRAÇÃO DE MOCIDADE

Aconteceu no sábado (24/04/), o Culto de Integração de Mocidade e dessa vez que recebeu os jovens foi a Congreação que está na localidade do Murici, dirigida pelo irmão Valmir. Culto muito abençoado e dirigido pelo Presidente da UMADEX o irmão Elifábio. Estiveram presente vários jovens das nossas congregações e lideres de mocidade. No louvou cooperou o irmão Dickson e o grande Conjunto. A Palavra ficou sob a responsabilidade dos jovnes Leonaldo e Michael. Veja as imagens do culto:
Valmir - Dirigente da Congregação

Grande Conjunto - Jovens de várias congregações

Elifábio - Presidente da UMADEX

Dickson - cooperou no louvor

Leonaldo - Lider da Mocidade em Estrela do Mar

Michael

Momento de adoração

Adoração

Oração

Joab - Vice Presidente da UMADEX

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O PÁSSARO E A ORAÇÃO - REFLEXÃO


Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair? Como é que ele consegue isso? Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço!
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar.
O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. É uma maravilha, não é? Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho!
Mas, não tão diferente em nós. Quando nosso "galho" na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabiliade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração.
Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar; não caminhe mais sozinho, Jesus quer fortalecê-lo e caminhar por toda sua vida! É Ele quem renova suas forças e sua fé, e se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você Seu filho amado, basta você CRER!

"Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" 1 Pe 5.7.

Autor Desconhecido.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

INFORMATIVO UMADEX

CULTO DE INTEGRAÇÃO
A Congregação que vai receber o Culto de Integração dessa vez será a igreja do Murici. O preletor será o irmão Pedro Tiago e no louvor o irmão Wando, irmã Lucia, Grande Conjunto Umadex e cantores e grupos  locais.
A saída está prevista para às 18:00h da Congregação de Passagem da Vila passando por Estrela do Mar, Parque das Jaqueiras, Posto de Gasolina, Templo Central e segue para o Murici. Será cobrado o valor de R$ 1,00 da passagem.

CARTÃO DE MEMBRO
Todos os membros em comunhão da IEADEX, deve procurar a Secretaria da igreja e deixar com o secretário, o Pb Adelani Arruda, 01 (uma) foto 3X4 para confecção do cartão de Membro.

EDB
Não esqueçam, Domingo, a partir das 09:00h, Escola Bíblica Dominical em todas as congregações. Estudaremos a Lição 04 "Chorando aos pés do Senhor". Não percam!

CULTO DE MOCIDADE
Neste domingo (25/04) temos culto de mocidade nas congregações do Comum e da Passagem da Vila. 

Deus abençoe a todos. Até o próximo Informativo UMADEX!

terça-feira, 20 de abril de 2010

DICKSON BORGES LANÇA SEU 2º CD

Foi realizado também no Sábado dia 17/04, durante o Culto de Missões no Templo Sede da Assembléia de Deus de Extremoz, o lançamento do segundo CD do cantor Dickson Borges que vem com o tema "Transformação".
Compareceu nesse lançamento irmãos de várias congregações e convidados. Esteve presente também os pastores Diniz e seu filho Denilson Diniz, também pastor e que durante alguns anos serviu a Deus nos EUA. No louvor participaram a Orquestra Sinfonia Angelical, conjuntos de senhoras e de jovens, além dos irmãos Rinaldo e Wando que foram convidados por Dickson para o lançamento. O Pr. Edson fez a apresentação do CD para igreja e também falou um pouco do trabalho do irmão Dickson. O Pr. Diniz, que estava visitando fez a oração de consagração do lançamento do segundo CD do cantor Dickson. A seguir o irmão Dickson cantou alguns hinos que compõem a trilha sonora do CD. Todos os hinos do CD é de sua própria autoria. O pregador da noite foi o pastor Denilson Diniz. Confira as imagens do culto:


 PASTORES  DINIZ E DENILSON
 DICKSON BORGES
 PASTOR DINIZ FAZ ORAÇÃO
 DICKSON
 DICKSON
 MINISTÉRIO
 IGREJA
 DICKSON


PR. DENILSON

NOIVADO

Aconteceu neste último Sábado (17/04), por ocasião do Culto de Missões, o anúncio do noivado do jovem Bruno que se congrega em Passagem da Vila. 
Na ocasião o Pr. Edson comunicou o que o irmão estaria viajando para a cidade de Blumenau-SC, para assumir o compromisso de noivado com uma jovem cristã daquela cidade. Também relatou que o noivado se deu por meio de revelação. 
Tomando as alianças em suas mãos o Pr. Edson Oliveira orou consagrando-as, e também pelo irmão Bruno que na manhã do domingo estaria viajando para o Estado de Santa Catarina para assumir tão importante compromisso
 

A UMADEX deseja felicidades ao jovem Bruno, e que as bênçãos de Deus possa continuar na vida desse dedicado obreiro da Casa do Senhor. Esperamos que o nosso irmão volte logo e que venha acompanhado de sua esposa catarinense.

domingo, 18 de abril de 2010

IMAGENS DO CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO 5º ANIVERSÁRIO DE PASTORADO

Coforme havíamos divulgado no post anterior, estamos postando imagens do Culto em Ação de Graças pela passagem do 5º Aniversário de Pastorado do Pr. Edson na IEAEX.

 Pr. Edson sendo recepcionado pela Congregação
 Pb. Abílio Gomes - Representou o Ministério Local
 Pr. Edson e Pb. Jurandi Faustino
 Pr. Edson  e  Pr. Ednaldo
 Pb. Adelani - Dirigiu  o Culto
 Irmã Izeni - Representando o Departamento Infantil
 Irmã Neuza - Departamento de Senhoras
 Joab - Departamento de Mocidade
 Irmã Darci - Círculo de Oração
 Irmão Pedro Aciole - Representando o Pr. Joaquim AD-Araçá
 Ministério
 Pr. Reginaldo - AD-Pitangui
 Irmã Bela - Viúva do Saudoso Pr. João Batista da Silva Filho
 
Pr. Edson Oliveira - Agradecimentos