terça-feira, 23 de novembro de 2010

A HARPA CRISTÃ ATRAVÉS DOS ANOS

A Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembléias de Deus. Com 640 hinos que são entoados nos cultos congregacionais. A primeira versão conhecida com letra e música data de 1929, com originais manuscritos e copiada em processo mimeográfico. Em 1941, teve sua primeira edição impressa, tendo participado deste trabalho os irmãos Samuel Nyström, Paulo Macalão, Jahn Sorheim e Nils Katsberg.
Em Janeiro de 1999 a Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD), publicou a Harpa Cristã, Revisada e Ampliada com 640 hinos.
Existem hoje, no Brasil, diversas denominações evangélicas, de cunho pentecostal, que utilizam a Harpa Cristã. Essas igrejas, muitas, neo-pentecostais, têm encontrado nesse cancioneiro não somente a melodia, mas também, a mensagem que faz a diferença no mundo espiritual.
O Início do Cântico Congregacional da Assembléia de Deus no Brasil
Em seus primórdios, a Assembléia de Deus usava os Salmos e Hinos, que também eram utilizados por diversas igrejas evangélicas históricas. Mas, em virtude das peculiaridades doutrinárias, os pioneiros sentiram a necessidade de um hinário que também enfocasse as doutrinas pentecostais.
O Cantor Pentecostal
Em virtude dessa premência foi lançado em 1921, o Cantor Pentecostal, imprresso pela tipografia Guajarina, sob a editorial de Almeida Sobrinho, tinha o pequeno hinário 44 hinos e 10 corinhos.
O Cantor Pentecostal foi distribuído pela Assembléia de Deus de Belém (PA), que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de janeiro, 75.
A Elaboração dos Hinos
Na elaboração de nossos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Mesmo não possuindo conhecimento perfeito da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o pastor Paulo Leivas Macalão no principal elaborador e adaptador de nosso hinário oficial.
A Harpa Cristã com 524 hinos
Com o passar dos tempos, outros hinos foram sendo acrescentados até que o nosso hinário oficial atingisse 524 hinos. Número esse que, durante várias décadas, caracterizou a Harpa Cristã.
Até 1981, quase todos os hinos da Harpa Cristã já haviam sido revisados. Os mais altos foram transpostos para tons mais acessíveis ao cântico congregacional.

Fonte: Revista Patmosmusic - Ano 1  Nº 1

Nenhum comentário: