segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COMO COMEÇOU AS SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS


No século XVIII, há 200 anos, viveu uma menina sonhadora, esforçada e corajosa, Mary Jones. Ela morava nas distantes colinas do País de Gales, no Reino Unido. Seu pai, o senhor Jones, era tecelão - tecia pano para vender no mercado ou para as pessoas mais ricas das redondezas. Mary Jones ajudava a mãe a limpar a casa, cuidava do jardim e dava de comer às galinhas.
Todos os dias, eles viviam a mesma rotina. Mas o domingo era um dia especial: três quilometros a pé para ir à igreja da vila. Lá, a menina podia conversar e brincar com as crianças de outras famílas. Na hora do culto, gostava de cantar os hinos; mas, enquanto o pastor lia a enorme Bíblia de capa preta, Mary tentava imaginar como seria saber ler.
Ela estava com oito anos, quando começou a ter um sonho: ter a sua própria Bíblia e poder ler em sua casa aquelas histórias tão bonitas (de José, do rei Davi, de Jesus e de tantos outros) que costumava ouvir na igreja. Três empecilhos atrapalhavam o sonho de Mary Jones: ela ainda não sabia ler, não havia escola na pequena vila em que sua pobre família morava, as Bíblias e os livros eram poucos e caros.
Quando estava com dez anos, num certo domingo, os olhos de Mary brilharam de felicidade, ao ouvir do pastor uma notícia:
- Teremos uma escola na vila; todas as crianças poderão se matricular.
Ela logo começou a estudar e se esforçou para ser a melhor aluna da classe. Em pouco tempo, aprendeu a ler. Nunca tinha sentido tanta alegria!
Mary Jones queria muito ter uma Bíblia, por isso passou a juntar seu dinheiro para comprar uma. Como não recebia mesada, ela tinha de se virar para conseguir alguns trocados. Sabe o que ela fazia? Pegava lenha na mata para pessoas idosas, cuidava de crianças, vendia ovos de suas galinhas e empilhava fardos de trigo. Aprendeu a costurar! Assim, todo dinheiro que ganhava ia guardando no cofre!
O pai adoeceu e Mary teve de dar parte de suas economias para a família. Mas continuou trabalhando, até que completou a quantia de que precisava. Nessa época, tinha quinze anos de idade.
E agora! Onde comprar a Bíblia?
Não havia livraria nas vilas vizinhas. O pastor lhe informou que somente o senhor Thomas Charles costuma receber alguns exemplares da Bíblia, que vinham de Londres, com o fim de vendê-los às pressoas da região. Mas... havia uma dificuldade: ele morava a 40 quilometros, na cidade de Bala.
Desistir? Nem pensar! Mary preparou um bom lanche para comer durante a caminhada, pegou a bolsinha com todo o dinheiro que havia economizado e se despediu dos pais para fazer a longa viagem!
Quarenta quilometros a pé! Quanto mais ela andava, o sol parecia mais quente e o caminho mais cheio de pedras. Subiu e desceu morros, atravessou pontes e curvas. A tarde foi chegando e já estava escurecendo, quando ela viu, finalmente, a cidade de Bala.
O senhor Thomas a recebeu e ouviu sua longa história. Muito comovido, ele entregou a Bíblia a Mary Jones. Novinha. Linda. A Bíblia que ela sonhou ter! Mary mal podia acreditar. Então entregou ao senhor Charles a bolsinha de moedas e fez, apressadamente, sua viagem de volta para casa, segurando com cuidado a Bíblia. Para os pais e para os amigos, que a esperavam na entrada da vila, ela gritou:
- Valeu esperar! Eu consegui!
Em seu coração, ela pensava:
"Agora já posso ler a Bíblia sempre que eu quiser".
Depois que Mary foi embora, Thomas Charles ficou pensando na história dessa garota e no esforço que ela fez para conseguir uma Bíblia. Naquele tempo, as bíblias na língua galês eram impressas em quantidades pequenas e custavam caro. O senhor Charles começou a pensar em fazer alguma coisa para mudar isso.
Então, ao participar de uma reunião com pessoas importantes em Londres, na Inglaterra, Charles contou a eles a história de Mary Jones. Todos ficaram admirados e, agitados, diziam:
- Temos de imprimir mais Bíblias em galês!
- Temos de fazer com que elas fiquem mais baratas!
E alguém perguntou:
- E por que não fazer Bíblias em todas as línguas, para todos os povos?
Foi assim que, no dia 7 de dezembro de 1802, começava ali a Sociedade Bíblica Britância & Estrangeira: a primeia entidade criada para tradução, publicação e distribuição da Bíblia. Hoje existe uma organização chamada Sociedade Bíblica Unida, que reúne 124 sociedades bíblicas atuantes no mundo inteiro. Elas continuam trabalhando para que todos os povos do mundo tenham a Bíblia em sua própria língua.
Fonte: Jogando Luz no Sermão - Ilustrações
Pr. Josué Gonçalves

Nenhum comentário: